segunda-feira, 24 de junho de 2019

[Resenha] Gatunas - Kirsten Smith

Autora: Kirsten Smith
Editora: Astral Cultural
Páginas: 272
Classificação: 4.5/5 estrelas
Título Original: Trinkets

O que três garotas poderiam ter em comum além de algumas aulas entediantes no ensino médio e problemas corriqueiros de adolescente? Pode parecer estranho, mas essas três jovens, tão diferentes entre si, criaram uma aliança ligada pela emoção de roubar.

A história contada através de múltiplas perspectivas revela que, mesmo em uma situação completamente inusitada, na qual elas deveriam estar aprendendo os passos da recuperação após terem tido problemas com a polícia, podem acabar selando uma amizade pra vida toda..

Resenha:

Amizade não tem preço. O resto a gente pode roubar.

Desde que a Astral Cultural anunciou para os parceiros o lançamento de Gatunas, a história me chamou atenção - ainda mais ao descobrir que ela seria adaptada pela Netflix. Por isso, corri para lê-lo antes de conferir a série e gostei bastante.

Começando pelas protagonistas, adorei as três. Cada uma tem sua personalidade e dilema interessante e rapidamente me peguei torcendo por elas, principalmente Tabitha e Elodie (também amo você, Moe!). É muito bonito ver o laço que as três criam por conta do distúrbio psicológico que sofrem - e que rende sequências de roubo engraçadíssimas.


Mas apesar de parecer uma comédia, o livro ainda trata de temas pertinentes e necessários além da cleptomania. As protagonistas e seus familiares enfrentam relacionamentos abusivos, busca pela identidade e luto, o que nos causa mais identificação com elas; afinal qualquer um pode ou deve ter passado por problemas parecidos.

E unida a isso tudo e aos capítulos curtos, a escrita de Kirsten Smith é viciante e nos faz passar as páginas voando. Apenas a não finalização de um plot me incomodou - queria tal personagem arcando com as consequências de suas ações -, mas fora isso é um ótimo e divertido livro; ótimo para sair de uma ressaca ou quando você procura uma leitura leve, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário