sexta-feira, 10 de maio de 2019

[Resenha] Perigosa Amizade - O Começo | Gisela Bacelar

Autora: Gisela Bacelar
Editora: Outro Planeta
Páginas: 240
Classificação: 3.5/5 estrelas
Título Original: Perigosa Amizade - O Começo

Roberta é uma adolescente intensa. Ela é decidida, prática e sabe o que quer. Pelo menos enquanto o coração não resolve entrar na jogada e embaralhar seus sentimentos. Melissa é uma figura. Loira, com os cabelos cacheados, é aquele tipo de menina que já chega logo dizendo: “Ei, você quer ser minha amiga?”. Quando as duas ainda eram crianças, Roberta respondeu que sim.

Denis, atacante do time de futebol, é cativante e extrovertido. Ainda é meio moleque, mas começou a chamar a atenção das meninas nos últimos anos. Com tantas mudanças, tem achado cada vez mais difícil sustentar a amizade que construiu na infância com Roberta e Melissa. Matheus tem dezoito anos. Assediado pelas meninas, já acabou o ensino médio e ainda não sabe o que quer fazer da vida. Vive no litoral com o pai que todo garoto desejaria ter: descolado, presente, fazendo todas as vontades do filho...

Mas Matheus não é “todo garoto”. Seu melhor amigo, Gabriel, é um cara legal. Sensível, curte tocar bateria. Seu sonho é tocar numa banda de verdade, em shows ao redor do mundo. Para o pai dele, no entanto, isso seria um pesadelo. Como – e quando – seus caminhos irão se cruzar? 

Em Perigosa amizade: o começo, a escritora e modelo Gisela Bacelar costura o destino desses garotos e garotas, formando uma rede de encontros e desencontros e trazendo à tona assuntos presentes na vida de qualquer adolescente, como o sexo e a perda da virgindade, a aceitação entre amigos e colegas, drogas e álcool e a difícil relação com os pais.

Resenha:

"Nós nos distanciamos de amigos, trocamos o certo pelo duvidoso, erramos crendo que estávamos certos."

Nunca fui muito de ler fanfics no Wattpad, mas lembro que já havia visto Perigosa Amizade e achado a capa bem bonita, além de achar a premissa interessante. Tempos depois, vi ótimas resenhas sobre Perigosa Amizade - O Começo, que funciona como uma prequel, narrando acontecimentos antes do primeiro livro e me despertou curiosidade. Por isso, fiquei muito feliz quando a autora, Gisela Bacelar, entrou em contato para me enviá-lo.

Diferente da sinopse, temos não só cinco personagens, mas quase dez que dividem a narração da história. Por isso, é normal sentir-se perdido inicialmente, mas isso muda com o passar da história. Gostei bastante de Roberta e Melissa, que foram minhas favoritas. Ambas têm problemas comuns da idade, principalmente Mel. Sempre ficava apreensivo em suas cenas com Noah e as possibilidades de algo pior ocorrer. Temos ainda Sara e Maria Eduarda que apesar de terem temas revelantes e necessários de serem tratados, não me conquistaram tanto e foram os momentos mais desinteressantes da história.


Já com os garotos, infelizmente, quase todos babacas, em especial Denis. Ele possui atitudes bem idiotas durante a história, como vários outros, e mesmo sendo um garoto e sabendo que isso é mesmo comum, senti falta de um que me fizesse torcer por ele. Temos ainda Matheus e Gabriel, que foram os meus favoritos nesse "nicho". O primeiro, por ser mais velho que os demais, têm assuntos bem mais pesados trabalhados, enquanto o segundo é o garoto mais "normal". Os dois, ao lado de Mel e Roberta, são donos das melhores sequências do livro.

No geral, curti Perigosa Amizade - O Começo e quero ler os próximos da série, pois o final me deixou curioso para o futuro. Gisela tem uma escrita envolvente, fluída e trata de assuntos importantes e recorrentes na adolescência, como já citado. Vi algumas pessoas achando os assuntos forçados para a faixa etária, mas como disse, acho que os mais fortes foram com Matheus, que já era maior. Não sei se é questão de diferenças de idade, mas eu, pelo menos, já vivi ou vi as citadas na história na minha época de escola na mesma idade que os mais novos. Se você gosta de histórias colegiais, Perigosa Amizade - O Começo com certeza vai te agradar; basta dar uma chance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário