segunda-feira, 13 de março de 2017

[Resenha] Aconteceu Naquele Verão - Vários Autores

Autores: Cassandra Clare, Veronica Roth, Stephanie Perkins, Leigh Bardugo, Libba Bray, Nina Lacour, Jennifer E. Smith, Francesca Lia Block, Brandy Colbert, Lev Grossman, Tim Federle e Jon Skovron.
Editora: Intrínseca
Páginas: 384
Classificação: 4.5/5 estrelas
Título Original: Summer Days and Summer Nights: Twelve Love Stories

Bem-vindos à estação mais ensolarada e apaixonante de todas! No verão, somos todos iguais, diz um dos personagens do conto “Mil maneiras de tudo isso dar errado”. 

No Brasil, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar do globo, uma coisa é certa: no verão, nossos corações ficam mais leves, mais corajosos, impetuosos e confiantes — talvez por isso esta seja a estação perfeita para se apaixonar... e Aconteceu naquele verão é o livro ideal para quem adora histórias de amor.

Mas essa coletânea tem algo ainda mais especial. Algumas histórias têm uma pitada de estranheza, de mistério, um toque sobrenatural.

A lição é simples: o amor não escolhe lugar nem hora para surgir. Coloque seus óculos escuros e abra sua cadeira de praia, porque neste verão você terá doze motivos para suspirar e se apaixonar.

Resenha:

Todo verão tem sua própria história.

Desde que a Intrínseca anunciou a publicação dessa antologia, fiquei curioso para lê-la, principalmente pela presença de Cassandra Clare e Veronica Roth, duas autoras que eu adoro. Para minha felicidade ficar ainda maior, ganhei o livro em uma promoção que a editora fez no Instagram e assim o que mesmo chegou para mim, comecei a lê-lo. E como em toda antologia, alguns contos superam outros, que ficam abaixo do esperado; mas no geral, foi um bom livro e adorei a maioria dos contos.

O primeiro é Cabeça, escamas, língua, cauda, de Leigh Bardugo. Felizmente não foi o primeiro que eu li, pois não gostei muito. Achei os protagonistas rasos e a história não me despertou curiosidade em nenhum momento, além de ter um final extremamente exagerado. Por isso, dei apenas 2 estrelas para ele, mas tenho bastante curiosidade para ler a trilogia Grisha da autora.

Logo em seguida, temos O fim do amor, de Nina LaCour, que no começo também não teve protagonistas bem desenvolvidas, mas que foi crescendo com o passar das páginas. Gostei muito do conto, principalmente quando conhecemos a "verdade" sobre a vida de Flora. Dei 4 estrelas.

O terceiro é O último suspiro do Cinemorte, de Libba Bray, e meu segundo favorito. Adorei todos os personagens e o clima trash que a história tem, lembrando os filmes dos anos 80. Me peguei torcendo pelos personagens, pelo casal... Enfim, dei 5 estrelas para ele. Não li nenhum livro da Libba, mas esse é o segundo conto dela que li e adorei - o primeiro esteve presente em Férias Infernais.

O quarto, Prazer doentio é escrito por Francesca Lia Block e também gostei bastante. Acho que é o conto mais distante da temática feliz do livro, afinal ele é totalmente dramático. A maioria das pessoas pelo que vi não gostaram dele, mas achei o final bastante reflexivo - além da dúvida de ter sido uma história real ficar no ar. Dei 4 estrelas. Também nunca li nada da Francesca, apenas um conto em Beijos Infernais, e que não tinha gostado tanto.

Em seguida, temos Em noventa minutos, vá em direção a North de Stephanie Perkins, e confesso que não li este por ser uma continuação do conto da autora em O Presente do Meu Grande Amor (livro de contos anterior a este), que ainda não li, então não queria spoilers. Mas assim que o fizer, atualizo a resenha com minha opinião.

O sexto, Lembranças é escrito por Tim Federle e confesso que no início um dos garotos não estava me convencendo, mais parecia ter vergonha do namorado. E apesar de não terminar o conto shippando demais os dois, cheguei a torcer por um final diferente. Apesar disso, valeu a pena pois Kieth provou que eu estava errado. Dei 3,5 estrelas.

O seguinte é Inércia, de Veronica. Estava bastante animado e adorei o conto e a amizade de Matthew e Claire - apesar dela ter se mostrado um pouco egoísta em alguns momentos. Ele também é um pouco dramático durante seu desenvolvimento, mas foi algo necessário e o clima "feliz" que o livro deveria passar se fez presente. Dei 4 estrelas.

Depois temos Amor é o último recurso, de Jon Skovron. Achei o conto bem leve e divertido, além de ter personagens carismáticos e que me fizeram torcer por eles, principalmente Lena e Arlo. Foi o que mais se encaixou com a temática e o nome traduzido do livro. Dei 4 estrelas.

O nono é Boa sorte e adeus, de Brandy Colbert e talvez o mais complicado de dar uma nota. A protagonista, Rashida, me irritou bastante grande parte do conto pois por mais que a situação fosse realmente triste, ela me parecia muito mimada e infantil. Mas Gillian foi quem eu odiei de verdade, a personagem mais chata, sem dúvidas. Apesar disso, gostei do final de Rashida - pois Audrey merecia coisa melhor, óbvio! - e dou 3 estrelas.

Depois temos Nova Atração, escrito por Cassanda e o que eu mais esperava (foi até o primeiro que li!). Adorei o conto e foi meu terceiro favorito. De todos, acredito que foi o mais leve, quase uma história infanto-juvenil. Lulu e Lucas são carismáticos e você se pega torcendo por eles desde a primeira interação - que aconteceu há alguns anos e é muito engraçada. Além de tudo, a história se passa em um parque de diversões, então não tem como não amar. Dei 4,5 estrelas.

O penúltimo conto é Mil maneiras de tudo isso dar errado, de Jennifer E. Smith e que foi o melhor de todos, em disparada. Annie e Griffin tem uma interação fofa e leve, assim como a dele com Noah, um garotinho que passa as férias onde Annie trabalha. É impossível não torcer pelo casal e ficar triste e esperançoso quando algo dá errado, como o nome do conto sugere. Também foi o conto que passou a sensação de jus ao título brasileiro e é impossível não dar outra nota a não ser 5 estrelas.

O décimo segundo e último é O mapa das pequenas coisas perfeitas, de Lev Grossman, e que lembrou muito o plot principal de Antes que eu vá. Não é uma história leve, mas também não tanto dramática. Os protagonistas não me cativaram tanto, mas a revelação final me deixou instigado para ver o final, além da ideia que os dois têm para enfrentar o problema que estão inseridos no início do conto. Dei 4 estrelas.

No geral, meus favoritos foram os de Jennifer, Libba e Cassandra, mas vários outros são divertidos e cumprem a proposta da antologia. Agora mais do que nunca quero ler a anterior, pois se passa no Inverno, minha estação favorita - por curiosidade, durante todos os dias que li esse volume, estava chovendo na minha cidade, então houve uma inversão de clima. Além disso, fiz essa leitura enquanto estudava para uma prova, o que foi muito bom pois os contos são curtos e não é necessário um maior envolvimento.

2 comentários:

  1. Olá!
    Li O Presente do Meu Grande Amor e gostei bastante. Acho que o meu erro quando o li foi ler todo dia um conto e acabei ficando bem cansada.
    Acho ótimo livros assim pra conhecer novos autores :D

    Abraços
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mônica. Quero muito ler OPMGA, espero gostar também. E concordo que esse formato nos possibilita conhecer novos e bons autores :)

    Obrigado!

    ResponderExcluir