sábado, 9 de janeiro de 2016

[Resenha] Beleza Perdida - Amy Harmon

Autora: Amy Harmon
Editora: Verus
Páginas: 336
Classificação: 3.5/5 estrelas
Título Original: Making Faces

Ambrose Young é lindo — alto e musculoso, com cabelos que chegam aos ombros e olhos penetrantes. O tipo de beleza que poderia figurar na capa de um romance, e Fern Taylor saberia, pois devora esse tipo de livro desde os treze anos. Mas, por ele ser tão bonito, Fern nunca imaginou que poderia ter Ambrose… até tudo na vida dele mudar.

Beleza perdida é a história de uma cidadezinha onde cinco jovens vão para a guerra e apenas um retorna. É uma história sobre perdas — perda coletiva, perda individual, perda da beleza, perda de vidas, perda de identidade, mas também ganhos incalculáveis. É um conto sobre o amor inabalável de uma garota por um guerreiro ferido.

Resenha:

Depois do fim, somente um amor inabalável pode nos ajudar a recomeçar.

Desde que a Editora Verus divulgou a capa de Beleza Perdida, fiquei curioso para ler a história, mas ainda assim um sentimento de que seria mais um clichê me veio. Esperei um tempo, li resenhas e depois de todas falando bem da história, resolvi dar uma chance. E após finalizar a leitura, ainda sinto um sentimento misto sobre a história e os personagens.

Começando pelos personagens, não tenho do que reclamar, pois gostei de todos, principalmente Bailey, Fern e Ambrose. É fácil identificar-se com eles e com seus problemas, pois Amy criou personagens com medos e decepções reais, que podem acontecer com qualquer pessoa. Mas de todos, o que mais me identifiquei foi Ambrose. Mesmo que a narrativa seja em terceira pessoa e intercalada entre vários personagens (e Fern ganhe um pouco mais destaque sobre os outros), a dor de Ambrose é a mais forte, na minha opinião. Não posso falar o motivo porque seria um spoiler gigantesco, mas no lugar dele, acho que também não saberia o que fazer.

Bailey também foi uma grata surpresa, e rende os momentos mais cômicos da história - que mesmo com algumas piadas, consegue manter o clima de drama. O personagem também é responsável pelo segundo plot twist da história e é impossível não ficar tenso enquanto a cena transcorre. Já Fern conseguiu me conquistar com seu jeito, mesmo que eu odeie personagens totalmente certinhas, que não possuem erros. Mas acho que esse perfil combinou totalmente com a garota, e não conseguiria imaginá-la de outro jeito. Você vai se pegar torcendo pela felicidade dela, pode ter certeza! Amy também merece méritos pela ligação pela amizade de Fern e Bailey, é uma ligação linda e verdadeira.

Mas apesar de gostar dos personagens, confesso que não me senti totalmente conectado a história em si. Ela até passa lições importantes, mas achei demasiadamente clichê, quase igual aos livros de Nicholas Sparks e algumas cenas poderiam até ter sido cortadas, que não mudaria nada. O que não me fez desistir da leitura foi o já mencionado plot twist que acontece após as 100 primeiras páginas e, depois disso, querer saber o que vai acontecer com os personagens individualmente, pois até o romance de Ambrose e Fern me soou "reciclado" de vários e vários outros do gênero. Apesar disso, recomendo o livro se você gosta de romances e histórias de superação.

6 comentários:

  1. eu amei o romance do Brosey e da Fern, que pena que você não curtiu tanto :/ mas o Bailey é realmente a melhor pessoa hahaha

    ResponderExcluir
  2. Nossa, pensei que era a única que não tinha gostado do livro. Todo mundo falava tão bem, mas quando li vi que não era isso tudo. eu dei 2 estrelas, na verdade kk'. Bela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também achava que era o único que não havia gostado hahaha.

      Excluir
  3. Oi Rafael!
    Eu ando meio saturada de romances new adult, mas apesar das críticas talvez eu dê uma chance a esse livro.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de não gostar muito, ele tem seus pontos positivos mesmo, Sora. Espero que você goste mais do que eu ;)

      Excluir