quarta-feira, 10 de junho de 2015

[Resenha] Conquista - Ally Condie

Autora: Ally Condie
Editora: Suma de Letras
Páginas: 360
Classificação: 3.5/5 estrelas
Título Original: Reached

Depois da fuga para as Províncias Exteriores, a vida de Cassia Reyes nunca mais foi a mesma. Todos os problemas que passou e a busca que empreendeu em Travessia pareciam tê-la levado ao lugar certo: à Insurreição, ao lado de Ky.

Mas as coisas não saíram exatamente como o esperado e Cassia foi mandada de volta à Sociedade. Longe de Ky, longe da família, longe de Xander. E, de repente, todos eram parte de algo muito maior, algo além do controle e algo sem volta… O fim da Sociedade estava próximo.

Em um momento todos estavam desempenhando seus papéis às escuras, na expectativa do grande dia. No momento seguinte, todos estavam prontos para derrubar o sistema e mudar de vida. Só que as coisas não são tão fáceis como poderiam parecer. Ao contrário, a praga que deveria ser o mais importante aliado dos revolucionários pode se tornar sua maior ameaça.

Nota: Esse é o último livro da trilogia e essa resenha pode conter spoilers de Destino e Travessia

Resenha:

Me perguntando quem flopou mais rápido: a Sociedade ou a trilogia.

Não é novidade que eu não sou grande fã dessa trilogia. Não achei Destino tão bom assim e Travessia foi pior. Mas eu tenho um sério "problema" de não abandonar séries mesmo que eu não goste, sempre com a experiência de melhora no próximo livro - quando eu abandono é porque realmente não tem jeito e eu sei que, pelo menos pra mim, não vai melhorar. E como Conquista é o último dessa trilogia, resolvi finalizá-la.

Infelizmente é definitivo, e essa série não me desceu. O começo desse volume foi tão arrastado quando Travessia, e só depois da metade ele começou a me deixar curioso com o que poderia acontecer. E isso tudo porque Ky, meu personagem favorito, acabou ficando em perigo. O resto passou por inúmeros perigos e não me preocupei com nenhum, para vocês terem ideia.

Mas confesso que achei interessante esse livro ter a narração dividida entre Ky, Cassia e Xander, pois quanto mais personagens no centro, mais visões temos de determinados assuntos. E a narração de Ally Condie também foi melhor do que nos dois anteriores. Já tinha notado que ela escreve o livro como uma poesia, e isso só ficou mais explícito nesse livro. E em um determinado momento, onde Cassia diz que mesmo amando Ky, sempre vai ter momentos que foi com Xander que ela viveu e sempre vai lembrar dele quando os fizer novamente. Achei isso muito bonito e é a mais pura verdade. Mas infelizmente, os personagens não tem força para segurar sua história. Até Ky ficou chato em boa parte desse livro.

E outro ponto que me deixou bastante frustrado foi não ter visto a queda da Sociedade, momento que estávamos esperando desde o primeiro livro e o máximo que recebemos é "a Sociedade foi destruída pela Insurreição, agora vamos ser felizes". Também descobrimos que um personagem mencionado em livros anteriores está vivo, mas ele sequer aparece - e a autora deixa inúmeras esperanças de seu retorno durante a leitura. Além do final da história, que passou uma sensação de vazia, como se algo faltasse.

É, a trilogia Destino não conseguiu me ganhar em nenhum ponto, seja distópia, romance - apesar de gostar bastante de Ky e Cassia, eles mal se encontram no livro antes dos capítulos finais, drama, enfim. Não é uma trilogia que eu recomendaria para ninguém, mas vai de cada um se arriscar. Só espero que o fim da Sociedade seja mostrado no filme que a Disney está produzindo. Se é que esse filme vai sair algum dia...

Trilogia Completa:
#1 - Destino
#2 - Travessia
#3 - Conquista


Nenhum comentário:

Postar um comentário