sexta-feira, 13 de outubro de 2023

[Resenha] Os Escolhidos - Veronica Roth

Autora:
Veronica Roth
Editora: Intrínseca
Páginas: 464
Nota: 3/5 estrelas
Classificação: +14
Título Original: Chosen Ones
Compre: Amazon Brasil

Quinze anos atrás, cinco adolescentes foram arrancados de suas famílias para cumprir uma profecia. Os Escolhidos, como ficaram conhecidos, seriam os únicos capazes de derrotar o Tenebroso, um ser extremamente poderoso que destruiu cidades e causou milhares de mortes pela América do Norte.

Os cinco foram treinados para travar combates mágicos, enfrentaram horrores inimagináveis e deram tudo de si para derrotá-lo. Quando conseguiram, o mundo voltou ao normal… exceto para eles, que agora são as pessoas mais famosas do planeta, apesar de já terem cumprido seu propósito.

Dentre os Escolhidos, Sloane é quem mais tem dificuldade para reconstruir a vida. Todos acreditam que isso se deve ao estresse pós-traumático — e à sua personalidade antipática e rebelde —, mas ela guarda segredos que a mantêm presa ao passado e a afastam das únicas pessoas que a entendem de verdade.

Até que um dos Escolhidos morre. Ao se reunirem para o velório, algo terrível acontece, e eles descobrem que o objetivo do Tenebroso sempre foi muito maior do que o governo ou a profecia diziam — maior até do que a própria Terra. E derrotá-lo outra vez pode exigir mais do que os quatro têm a oferecer.

Em meio a segredos de Estado e eventos letais inexplicáveis, a primeira ficção adulta da autora da série Divergente aborda com uma perspectiva única, sensível e eletrizante o que acontece após feitos heroicos e o preço de ser responsável por salvar a humanidade.

Resenha:

"— Estou cansado de ser especial — comentou ele com uma risada trêmula. — Estou cansado de ser celebrado pela pior coisa que já aconteceu comigo."

Minha relação com Veronica Roth é bem meio a meio: amei Divergente, mas não curti Crave a Marca (tanto que desisti após o primeiro). Porém, mas uma vez decidi dar uma chance a ela quando Os Escolhidos foi anunciado.

E era um livro que tinha tudo para ser diferente. A primeira parte é muito boa, principalmente porque poucos autores mostram esse lado dos heróis após vencerem o vilão. Como eles ficam, psicologicamente? Como os outros os enxergam? Veronica fez um ótimo desenvolvido disso e os cinco Escolhidos são interessantes, porque mesmo que cada um tenha seguido em frente à sua maneira, todos têm gatilhos pelo que passaram.

Até que vem a segunda parte e joga tudo isso de lado, focando em uma ficção científica com universos paralelos sem graça. Ironicamente, a leitura segue fluída graças a escrita de Veronica e é interessante a tentativa de subverter a crença que é cultivada pelas pessoas dessa nova realidade, mas os personagens inseridos são um porre, exceto um em específico.

Os Escolhidos foi apenas ok. O final trouxe de volta a conexão com o Tenebroso/primeira parte, fazendo com que o livro não se perdesse totalmente. Mas não acredito que mereça uma continuação, como a pontinha deixada no fim dá a entender. A própria Veronica disse posteriormente que não pretende fazê-la no momento, e espero que continue assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário